terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas sobre o armazenamento de feijão

Para armazenar o feijão, devemos secá-lo bem e depois guardá-lo em lugar fresco e bem ventilado, pois o caruncho desenvolve-se melhor em ambientes quentes e em grãos mal secados. Vamos descrever algumas práticas utilizadas para a conservação do feijão armazenado:

A) Construir uma caixa de tijolos ou madeira e colocar o feijão em camadas alternadas com areia (fina e seca) ou com a munha resultante da bateção. Sempre que retirar feijão, cuidar para que seja tampado novamente com areia ou munha. Este processo é o mais indicado para guardar o feijão que será usado como semente, pois conserva o seu poder germinativo.
B) Misturar uma colher de banha ou óleo de cozinha para cada 2 Kg de feijão de modo que todos os grãos fiquem untados. Ensacar e guardar.

C) Misturar 100 g de cinza de madeira para cada saco de 60 Kg de feijão. Ensacar e guardar.

D) Misturar 1 litro de cachaça para cada 2 sacos de feijão de 60 Kg. O feijão não pode ter bandinhas, pois as bandinhas absorvem a cachaça, dando gosto quando for consumido.

E) Misturar 200 g de pimenta-do-reino moída para cada saco de feijão de 60 Kg. Ensacar e guardar.

F) Fazer uma calda de água e terra vermelha (barro), dar um banho no feijão, sujando todos os grãos, coloca-lo imediatamente para secar e guardar em sacos ou caixas.

G) Colher, secar e guardar em latões devidamente limpos e que antes não tenham servido de embalagem para produtos tóxicos. Os latões podem ser de plásticos ou de ferro e de qualquer tamanho. Há agricultores que depois de colocar o feijão no latão, antes de fechá-lo, colocam dentro do latão uma bucha de algodão molhada em álcool, põe fogo e fecham o latão imediatamente. O fogo queimará todo o oxigênio dentro do latão, e sem oxigênio  nenhum inseto ficará vivo dentro do latão. Os latões de boca pequena são mais recomendados, porque permitem uma melhor vedação. Na hora de encher pode-se usar uma moega para facilitar o trabalho. Grãos guardados em latões podem conservar o poder de germinação e não serem atacados por pragas por um período indeterminado. 


Fonte: EMATER MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário