segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DEFENSIVOS ALTERNATIVOS

Como já postamos anteriormente, nesta férias iremos postar uma série de publicações sobre defensivos alternativos. Nestas postagens iremos dar algumas dicas, algumas receitas que poder ser feita pelo agricultor familiar.

MAS AFINAL O QUE SÃO DEFENSIVOS ALTERNATIVOS?
São considerados para uso como defensivos alternativos, todos os produtos químicos, biológicos, orgânicos ou naturais, que possuam as seguintes características:
Praticamente não tóxicos, baixa a nenhuma agressividade ao homem e à natureza, eficientes no combate e repelente aos insetos e microrganismos nocivos, não favoreçam a ocorrência de formas de resistência, de pragas e microrganismos, custo reduzido para aquisição e emprego, simplicidade quando ao manejo e aplicação, e alta disponibilidade para aquisição.

Quais os principais objetivos com o uso de defensivos alternativos?
Ø  Obter produtos agrícolas mais saudáveis,
Ø  Evitar a contaminação do produto e do consumidor,
Ø  Manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas,
Ø  Reduzir o número de defensivos agressivos,
Ø  Aumentar a resistência da planta contra a ocorrência de pragas, patógenos e sinistros naturais, diminuindo os gastos com a condução das culturas,
Ø  Reduzir o custo de produção e aumentar a lucratividade,
Ø  Atender a crescente procura de produtos sadios, á nível local, nacional e internacional.

Bem agora que você já sabe o que é e para que serve o uso de defensivos alternativos, pratique a Agroecologia é saudável tanto pra você como para o meio ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário