sexta-feira, 6 de julho de 2012

CEFAS REALIZA CURSO DE AVICULTURA E FABRICAÇÃO DE RAÇÃO ALTERNATIVA NA COMUNIDADE SALINAS – OEIRAS – PI


O CEFAS – Centro Educacional São Francisco de Assis, em parceria com a Escola-Família-Agrícola Dom Edilberto IV e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Piauí, realizou nos dias 03, 04 e 05 de julho de 2012 um Curso de Avicultura e Fabricação de Ração Alternativa na Comunidade Salinas, município de Oeiras – PI.
O curso teve como objetivo capacitar 30 famílias a fim de que as mesmas possam produzir com a garantia da venda dos seus produtos através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.
As atividades deram início no primeiro dia com a apresentação dos parceiros e dos participantes e em seguida foram apresentados assuntos relacionados à criação de galinha caipira tais como: sistemas de criação, instalações, raças, manejo sanitário, dentre outros. No segundo dia foi apresentado custos com instalações, manejo alimentar enfocando à alimentação alternativa bem como a fabricação de bebedouros e comedouros alternativos. No terceiro dia foi trabalhado a parte prática de formulação e fabricação de 500 kg de ração alternativa. Aproveitando o momento foram apresentadas propostas de acesso ao credito do Banco do Nordeste.
O evento ocorreu de maneira satisfatória haja vista da parceria da prefeitura na doação de 20 pintos para cada família e de 20 kg de ração para que possam iniciar sua criação.
Como encaminhamento da continuidade do projeto foi elaborado o projeto do PAA para que quinzenalmente possa ser comercializado 20 animais de cada produtor.
O curso contou com a participação dos ministrantes técnicos agropecuários do CEFAS o Joselito e o Rafael e ainda com a participação dos monitores da EFADE IV José Lima, Fabrício e Ediliane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário