sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

EXTRATO DE NIM (mais dicas)

COMO PREPARAR EXTRATO DE NIM:
a) Folhas e ramos finos verdes picados:  1.250 gramas para 100 litros de água. Deixar repousar a mistura durante 12 horas no mínimo, coar e pulverizar imediatamente.

b) Sementes moídas: 1,5 a 3 Kg para 100 litros de água. Deixar repousar por 12 horas, coar e pulverizar.

c) Óleo das sementes:  Utilizar 250 a 500 ml em 100 litros de água e pulverizar.

PARA QUAIS PRAGAS E DOENÇAS OS EXTRATOS DE NIM SÃO INDICADOS:
 Pragas de Cultivos e Criações: Mosca branca, mosca minadora, mosca das frutas, pulgões, Diabrotica speciosa, traça das crucíferas, lagarta do cartucho, brocas do tomateiro, ácaro fitófagos, trips, cochonilhas, bicho mineiro do cafeeiro, bicho minador dos citrus, outros besouros e lagartas, mosca doméstica, barata, pulga, mosquitos, pernilongos, Aedes aegypt, berne, carrapato, mosca dos chifres, piolho e nematóides (aplicar no solo).
 Doenças de plantas: Ferrugem do feijoeiro, Rhizoctonia solani, R. oryzae, Sclerotium rolfsii, Fusarium oxysporum, Phytophtora (murchadeira em tomate e batata).

 Parasitas internos de animais (vermes): Na época de controle de vermes no gado bovino, pode-se acrescentar torta das sementes de Nim na quantidade de 10% do peso do concentrado fornecido ao gado, ou seja, se o gado recebe 3 Kg de ração dia, misturar 300 gramas de sementes de Nim moída. Em poucos dias o animal expelirá os vermes pelas fezes. Realizar esta operação somente nas épocas em que se faria a vermifugação (+ - de 4 em 4 meses).

UTILIZAÇÃO DE FOLHAS DE NIM PARA CONSERVAÇÃO DE GRÃOS E SEMENTES:
1- Misturar 400 gramas de folhas maduras de Nim em 100 Kg de grãos. Mantém os grãos livres de pragas por 6 meses.

Por fim, é preciso ressaltar que embora não haja período de carência para esses produtos, e os produtos a base do Nim tenham baixa toxidade para mamíferos, foi comprovada a toxidade dos mesmos para os peixes, devendo serem utilizados com bastante cuidado em propriedades que pratiquem a piscicultura. Em outras palavras, nenhum insumo agroecológico por mais inofensivo que seja, deve ser utilizado sem o acompanhamento criterioso de um profissional capacitado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário