segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reflexão de Fim de Ano

Está chegando o tão esperado encerramento do ano letivo!
Foi um ano de muito trabalho, com grandes momentos de reflexões, de aprendizagem, de trocas de saberes e de conhecimento de novas idéias.
Foram dias de crescimento intelectual, pessoal e social, de circularidade de opiniões e momentos de construção de conhecimento.
E, quando chegamos neste final, nos damos conta que, quem mais aprendeu fomos nós, professores, isto mesmo, que você leu, nós sempre temos a enganosa impressão de que “ensinamos” e que, compete ao aluno “aprender”. Engano total a nossa função é ajudar o aluno a construir seu conhecimento, orientando, direcionando, ou seja, somos apenas uma ponte para que tal conhecimento seja construído com grande significado.
Nessa relação professor/aluno/professor há um contrato didático que, espera-se que um invista no ensino e que o outro aprenda. Mas, em muitas situações, este contrato é quebrado, pois quem aprende é o professor... Quem ensina é o aluno com sua fala sincera, seu olhar puro, sua inocência e alegria ao fazer as coisas mais simples, e que muitas vezes nos deixa desconsertados com as lições que eles conhecem e nós não...
Quisera ficarmos com os sentimentos de fim de ano durante todo o ano que se iniciará... Quisera quebrarmos muitos “contratos didáticos”, ouvindo mais, socializando mais, trocando mais e aprendendo mais...Que os sentimentos de natal e a expectativa de um ano novo maravilhoso estejam presentes em todos os dias, letivos ou não; em todos os espaços, escolares ou não, que os alunos que concluíram seu ultimo ciclo difundo o conhecimento que construímos dia a dia na sala de aula, e que não esqueça que a escola é a porta de entrada para uma vida melhor. Que os alunos que retornaram no ano que se aproxima venham revigorados e com sede de conhecimento, que sejam como um imã, não um que atrai um simples metal, e sim que atraia conhecimento!


Equipe Efade IV: Fabricio, Francinaldo, José Lima, Maura, Mauro Helder, Raniel, Sheila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário