Para armazenar o feijão, devemos secá-lo bem e depois guardá-lo em lugar fresco e bem ventilado, pois o caruncho desenvolve-se melhor em ambientes quentes e em grãos mal secados. Vamos descrever algumas práticas utilizadas para a conservação do feijão armazenado:
A) Construir uma caixa de tijolos ou madeira e colocar o feijão em camadas alternadas com areia (fina e seca) ou com a munha resultante da bateção. Sempre que retirar feijão, cuidar para que seja tampado novamente com areia ou munha. Este processo é o mais indicado para guardar o feijão que será usado como semente, pois conserva o seu poder germinativo.
B) Misturar uma colher de banha ou óleo de cozinha para cada 2 Kg de feijão de modo que todos os grãos fiquem untados. Ensacar e guardar.
C) Misturar 100 g de cinza de madeira para cada saco de 60 Kg de feijão. Ensacar e guardar.
D) Misturar 1 litro de cachaça para cada 2 sacos de feijão de 60 Kg. O feijão não pode ter bandinhas, pois as bandinhas absorvem a cachaça, dando gosto quando for consumido.
E) Misturar 200 g de pimenta-do-reino moída para cada saco de feijão de 60 Kg. Ensacar e guardar.
F) Fazer uma calda de água e terra vermelha (barro), dar um banho no feijão, sujando todos os grãos, coloca-lo imediatamente para secar e guardar em sacos ou caixas.
Fonte: EMATER MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário