terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Doença: PIOLHOS


PIOLHOS
(PARASITAS EXTERNOS)
Os piolhos atacam a criação principalmente na época da seca. O animal com piolho perde peso (emagrece), fica com os pêlos arrepiados.
Tem coceira, podendo até se ferir em cercas e troncos. O piolho é um parasita que se espalha rápido dentro do rebanho. Enfraquecido, o animal pode ter reira, em conseqüência da franqueza. Outras doenças costumam aparecer.
Tratamento do piolho, como curar
Devemos banhar o animal com o sumo da folha de melão- de-são-caetano, cabacinha, nim indiano, folha de ata (pinha) ou mesmo carrapaticidas. A aplicação deve ser feita passando o sumo com as próprias folhas da planta no sentido contrário dos pêlos, do lombo ao pescoço. Em seguida, amarrar o animal para evitar que ele possa lamber o remédio.
Como evitar piolho na criação
Fazer chiqueiros espaçosos deixando 2 metros quadrados para cada animal e manter o chiqueiro sempre limpo. Dar preferência a animais de pêlos curtos. Animais que chegam no rebanho devem ser deixados em observação na quarentena. A boa alimentação é fundamental para criar condições de proteger a saúde dos animais, principalmente na seca.
Atenção: As plantas utilizadas como remédio trazem muitos benefícios, reduz custos, controla o problema estabelecendo equilíbrio, além de estar acessível na propriedade.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Doença: TÉTANO


TÉTANO
(DOENÇA CAUSADA POR BACTÉRIAS)
Os principais sintomas do tétano: o animal fica com o rabo esticado, com os membros (“braços e pernas”) abertos como cavalete, pescoço e cabeça esticados, a orelha levantada, mastiga e engole com dificuldade.
As bactérias que causam o tétano vivem no esterco dos animais, principalmente no esterco de cavalo e podem ficar na terra por vários anos.
Por isso é indispensável cuidar das crias logo que nascem, amarrando, desinfetando e cortando o umbigo.
Tratamento do tétano, como curar
A doença do tétano não tem cura, provoca a morte do animal.
Como evitar o tétano na criação
Para evitar que a doença prejudique o nosso rebanho é necessário manter o chiqueiro sempre limpo. Fazer a esterilização de canivetes, tesouras e qualquer instrumento utilizado no tratamento dos animais, como em castrações, corte do umbigo, tratamento do caroço e outros. Não esquecendo de usar medicamento como tinturas de iodo, casca de ameixa, angico, caju e outras plantas que ajudam na cicatrização dos ferimentos.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Doença: UMBIGUEIRA


UMBIGUEIRA
(DOENÇA PROVOCADA POR BACTERIAS)
Esta doença ataca principalmente os animais recém nascidos, causando infecções no umbigo que podem provocar a morte do animal.
Tratamento da umbigueira, como curar
O tratamento é feito por meio de limpeza e desinfecção dos ferimentos e uso de antibiótico.
Como evitar a umbigueira na criação
Devemos amarrar e cortar o umbigo das crias logo que nascerem. O corte deve ser feito dois dedos abaixo da barriga. Para cortar o umbigo, usa-se uma tesoura limpa e cordão de algodão para amarrar. Depois de amarrado e cortado, molhar toda a área do umbigo com tintura de iodo ou tinturas feitas de plantas, até que o umbigo fique seco.
Atenção: Toda prática de prevenção contra as doenças evita custos com remédios no futuro, por isso precisamos ter todo cuidado com a limpeza e com a boa alimentação do rebanho

sábado, 28 de janeiro de 2012

Doença: LINFADENITE CASEOSA


LINFADENITE CASEOSA
(DOENÇA PROVOCADA POR BACTÉRIAS)
Conhecida por mal do caroço
O mal do caroço ataca os caprinos de todas as idades. Essa doença ataca pouco os ovinos. O caroço aparece entre o couro e a carne, podendo se formar em qualquer um dos órgãos internos. Causa grande prejuízo ao criador, desvalorizando a pele ou matando o animal quando se forma internamente. O caroço aparece na queixada, “pé do ouvido”, na “pá”, no vazio, no úbere e por dentro pode aparecer no fígado, pulmão ovário e útero.
Tratamento do caroço, como curar
O mal do caroço não tem cura. Devemos fazer o tratamento quando o caroço estiver mole, com o pêlo caindo facilmente e a pele
“escamosa”. Cortar e espremer totalmente o caroço, em uma vasilha ou saco plástico. Todo material retirado deve ser queimado e enterrado. Depois de limpo o local deve ser cauterizado com ferro quente, para matar as bactérias e ajudar na cicatrização. Quando estiver sarado, o animal deve ser abatido para consumo. O tratamento deve ser feito sempre com as mãos protegidas.
Atenção: o caroço deve ser tratado antes de estourar, e nunca colocar sal no ferimento depois do tratamento.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Doença: MAMITE


MAMITE
(DOENÇA CAUSADA POR BACTÉRIAS)
Conhecida como pedra no peito.
A mamite ou mastite, é uma inflamação no úbere da cabra. A cabra com mastite fica com o úbere dolorido, duro e quente. A produção de leite diminui, o leite fica de cor amarelada, grosso ou coalhado.
Tratamento da mamite, como curar
Para aliviar o doente, podemos fazer aplicações com pomada, aplicando antibióticos dentro das tetas, depois de esgotar todo o leite. Quando no inicio da doença, a aplicação de compressas de água fria e água morna pode resolver o problema.
Como evitar a mamite
Para evitar a mamite, devemos deixar o chiqueiro sempre limpo, lavar as mãos e as tetas da criação antes de tirar o leite. Tirar primeiro o leite das cabras que nunca adoeceram de mamite. Retirar o excesso de leite do úbere.
Separar os animais doentes do rebanho para fazer o tratamento. Aqueles que não ficaram bons devem ser abatidos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Doença: ECTIMA CONTAGIOSA


ECTIMA CONTAGIOSA
(DOENÇA CAUSADA POR VIRUS)
Também chamada de BOQUEIRA ataca mais as crias novas, provocando feridas na boca e gengivas. Em animais adultos ataca as tetas podendo causar mamite. Na boca das crias novas e nas tetas das mais velhas apresentam feridas com pus, o local fica dolorido e com cascas duras. As crias novas têm dificuldade para se alimentar. As matrizes com as tetas doente produzem pouco leite e não deixam que os cabritos mamem.
Tratamento da boqueira, como curar
Devemos molhar as feridas com glicerina misturada com iodo ou alguma tintura, retirando as cascas das feridas com cuidado para não maltratar o animal.
Como controlar a boqueira na criação
A boqueira é como catapora, todo animal está sujeito a pegar a doença. Quando o problema aparecer no rebanho, devemos imediatamente vacinar os outros animais. Para vacinar, basta fazer um pequeno ferimento no animal sadio, usando uma agulha limpa, em lugar que o animal não alcance com a boca. Depois passa as cascas da ferida do animal com boqueira no lugar arranhado do animal sadio, assim o animal estará vacinado.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Doença: COLIBACILOSE


COLIBACILOSE
(DOENÇA CAUSADA POR BACTÉRIA)
Conhecida como reira
A reira é uma doença que ataca principalmente as crias novas. Entra no corpo do animal pela boca e umbigo, podendo provocar a sua morte.
O animal doente não mama. Apresenta reira branca ou amarelada e se não for tratado logo, sofre desidratação e morre em poucos dias.
Tratamento da reira, como curar.
Devemos dar soro caseiro, chá de banana verde, mastruz, folha de mamão com babosa, raspa de canafístula com cachaça, para evitar a desidratação e acabar com a diarréia.
Como evitar a reira na criação
É necessário manter o chiqueiro sempre limpo.
Separar do rebanho os animais prestes a parir e deixar em local seco e limpo. Botar as crias para mamar o colostro (o primeiro leite da mãe) logo após o nascimento. Amarrar e cortar o umbigo das crias novas e desinfectar com tintura de ameixa ou outras tinturas conhecidas.
Alimentar bem

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Doença: BRONCOPNEUMONIA


BRONCOPNEUMONIA
(DOENÇA PROVOCADA POR BACTÉRIA)
Conhecida por mormo
O mormo ataca os animais de todas as idades, principalmente os novos e os muito velhos causando tosse, catarro e febre.
Tratamento do mormo, como curar
Devemos fazer garrafada da casca de umbuzeiro, paulista ou cabacinha e alho.
Podendo também ser feita a base de antibióticos.
Como evitar o mormo na criação
Manter os animais sempre bem alimentados. Fazer chiqueiros grandes com cobertura, nos locais mais altos, manter sempre seco, limpo e arejado (ventilado). Separar os animais doentes do rebanho.
Dar sal mineral à criação e dar remédio para combater os vermes quatro vezes por ano. Na compra de animais, deixar os recém chegados separados do rebanho por no mínimo quarenta dias para observações.
Atenção: Precisamos evitar que o esterco fique muito tempo no chiqueiro mesmo aquele embaixo do ripado, o gás liberado pelo esterco também provoca doenças respiratórias.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Doença: BICHEIRA


BICHEIRA
(PARASITAS EXTERNOS)
A bicheira é provocada por larvas de moscas, conhecidas por varejeiras. Essas moscas põem seus ovos em feridas abertas e não Geralmente a bicheira surge em feridas e no umbigo não cuidado.
Tratamento da bicheira, como curar
Deve-se limpar as feridas, usando a calda do angico ou sumo do bamburral para matar as larvas. Após retirar os bichos colocar repelente como alho. Precisamos usar tinturas e pomadas cicatrizantes até que o animal esteja totalmente curado.
Como evitar a bicheira no animal
Nunca esquecer de desinfetar, amarrar e cortar o umbigo das crias novas no dia que nascer.
Cuidar da limpeza do chiqueiro e curtir o esterco para evitar que as moscas se reproduzam. Tratar os ferimentos dos animais para evitar infecções e moscas que botam os ovos.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Porque entrar no ramo da Ovinocaprinocultura


No decorrer dessa semana você ira conhecer um pouco melhor as doenças que infestam os rebanhos dos criadores de caprinos/ovinos, suas características, prevenção e claro os métodos alternativos de controle, pois o agricultor familiar muitas vezes não tem condições de adquirir medicamentos farmacêuticos, mais existem várias plantas que também e/ou métodos que podem ser empregados na prevenção ou na ostenção de certas enfermidades. Mas Por que ingressar na ovinocaprinocultura?
Criar ovinos e/ou caprinos apresenta um suficiente desenvolvimento. Há mercado para todos os produtos, tanto de laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.), quando de carnes e pele; podem ser criados tanto em grandes como em pequenas propriedades, adotando-se, em cada caso, um regime específico de criação. Além disso, apresentam um acelerado crescimento do rebanho em função de partis múltiplos e curto período de gestação (5 meses).
O que é necessário para iniciar uma criação com chance de sucesso?
Basta ter uma área disponível para a instalação, adquirir animais de boa procedência para garantir suporte forrageiro, ter água de boa qualidade, possuir instalações funcionais e o mais importante: manter-se sempre bem informado sobre o manejo e as condições adequadas.
Lembre-se essa semana dicas sobre doenças e seu controle não perca.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Piauí será o primeiro estado beneficiado por contratos do Fundo Florestal


Agricultores familiares de cinco assentamentos do Piauíserão os beneficiários do primeiro contrato do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), assinado nesta sexta-feira (12/8). Segundo o gerente de Fomento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), João Paulo Sotero, o FNDF tem a missão de desenvolver atividades florestais sustentáveis no Brasil e promover a inovaçãotecnológica no setor.
"O Fundo foi regulamentado recentemente e a assinatura deste contrato pode ser considerada sua consolidação enquanto instrumento para o desenvolvimento florestal no Brasil". 

O primeiro contrato do FNDF foi firmado com a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), responsável por elaborar os planos de manejo florestal dosassentamentos e prestar assistência técnica em atividades florestais. A entidade foi selecionada por meio de processo licitatório.

Cerca de 300 famílias devem ser beneficiadas e a expectativa é de que os agricultores familiares consigam usar os recursos florestais da Caatinga de forma sustentável para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda. Os assentamentos atendidos têm em comum o interesse em exercer a atividade florestal, o potencial para manejo e a proximidade com mercados consumidores de lenha e carvão, principais produtos da extração florestal na Caatinga. 
O chefe da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro, Newton Barcellos, considera que há um bom momento para o manejo na região. Além das iniciativas coordenadas pelo SFB nos estados de Pernambuco, Paraíba e agora do Piauí, outras instituições e fundos têm direcionado ações semelhantes para a Caatinga. 

"O Fundo Clima colocou como uma das linhas prioritárias para o semiárido o manejo comunitário, e a Caixa, por meio do seu Fundo Socioambiental, deu prioridade ao manejo florestal comunitário na Caatinga porque quer melhorar a cadeia produtiva da construção civil e sabe que a lenha abastece os fornos das indústrias ceramista e gesseira", afirma. 

Só no Fundo Clima, há R$ 6 milhões na linha de atuação que inclui o manejo florestal. Já a Caixa, em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, destinará R$ 3 milhões para a assistência ao uso do recurso florestal por assentados.

Segundo dados divulgados este ano (2011) pelo Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, já perdeu cerca 45,6% de sua cobertura original. Sobre o manejo florestal, que constitui uma das principais alternativas para ajudar a conservação do bioma, Barcellos afirma: “Com o manejo, as famílias têm uma fonte de renda constante e floresta para sempre”.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Implantação da cultura do girassol no Piaui beneficiara Oeiras

Piauí vai trabalhar a partir deste ano, para consolidar a cultura do girassol como mais uma alternativa à produção de biocombustível. O trabalho será desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte, através do projeto Transferência de Tecnologias e Comunicação para a Produção Sustentável do Girassol no Semiárido Brasileiro. 
A unidade vai atuar em várias frentes com um plano de ação e oito atividades, em Teresina e em mais cinco municípios do estado. 
No plano de ação, em Teresina, a Unidade vai sistematizar, organizar e disponibilizar todas as informações sobre acultura do girassol no nordeste brasileiro. Nas atividades, o trabalho será concentrado na implantação de polos demonstrativos sobre sistemas de produção e na capacitação de produtores e técnicos, com reuniões, cursos, palestras e dias de campo. 
Os pólos serão implantados nos municípios de Oeiras, São João do Piauí, Simplício Mendes e São Francisco de Assis, na região sudeste; e Uruçuí, na região sul. Os pesquisadores José Lopes Ribeiro, Danielle Azevedo, Francisco Brito e Paulo Henrique Soares, além dos analistas Pedro Rodrigues Neto, Francisco Monteiro e Orlane Maia, formam a equipe técnica. 
O projeto é liderado pela Embrapa Soja, com sede em Londrina, no Paraná, e será executado em todo o nordeste pelas unidades Embrapa Semiárido, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Algodão, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Meio-Norte. Participam também das ações a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrí­cola, Instituto Agronômico de Pernambuco e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. O projeto é financiado pela Petrobras Biocombustíveis e tem um orçamento de R$ 818,4 mil.


Fonte: Revista Globo Rural online

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Projeto pretende inserir produtos da mandiocultura do Piauí em supermercados


Uma consultoria para inserir produtos da mandiocultura do Piauí em supermercados da região de Picos, município do sul do Estado, será realizada na próxima terça e quarta, dias 13 e 14, pelo Projeto Mandiocultura do Araripe, do Sebrae . A instituição quer aproximar empresários de supermercados e minimercados dos produtores de farinha e goma ligados à Central de Negócios da Mandiocultura Ouro da Terra.
Segundo o consultor do Sebrae no Piauí, Maurilo César, primeiro serão comercializadas dez toneladas da farinha Ouro da Terra fracionada, na região de Picos. Ele conta que os produtores participaram de diversos treinamentos com a finalidade de se prepararem para inserção dos produtos nos supermercados.
– A ideia é mostrar a qualidade da farinha e da goma fabricada pela entidade. A partir daí, tentaremos vender esses produtos a outros municípios – informa o gestor do Projeto Mandiocultura do Araripe do Sebrae no Piauí, Felipe Vieira.
A Central de Negócios Ouro da Terra reúne mais de 300 produtores das cidades de São José do Piauí, Ipiranga, Jaicós e Picos. A farinha é o principal artigo fabricado na central.
AGÊNCIA SEBRAE