quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cerimônia surpresa para despedida do professor Mauro Helder.

Com idealização da Monitora Maura Barros os demais monitores junto com os alunos das turmas de 1° e 4° preparam cerimônia surpresa para despedida do professor Mauro Helder.
MUITA EMOÇÃO... Esse este o sentimento que está presente no corpo discente e docente, afinal são quase seis anos de muita dedicação, trabalho, companheirismo, lealdade e carinho com o que faz, assim podemos resumir a pessoa do professor mauro, que durante esse período já formou vários profissionais e ampliou seu circulo de amizades. Mas o que dizer a uma pessoa como esta? ..., ainda não encontramos palavras, mas pra falar algo para alguém não precisamos falar nada, apenas um abraço, isso mesmo um abraço, pode dizer coisas que muitas vezes não falamos, talvez por vergonha, timidez, bem isso não importa, o que realmente importa é que o que construímos aos poucos e que se tornou imenso é que não deixemos apagar, sumir do nosso destino, afinal professor Mauro, muita gente te agradece hoje pelo que você já fez e que ainda vai fazer, pois nós não estamos aqui pra lhe dizer um Adeus, mais sim um até breve. Felicidades e sucesso é que nós lhe desejamos.
Um Cordial Abraço Todos que fazem a AFADE IV – Corpo docente e discente. 
Monitor Francinaldo e Andre aluno do 1° ano
 Homenageado Mauro Helder


 Kleber aluno do 4° ano
 Monitor Francinaldo falando em nome da equipe AFEDE IV
Aluna Andressa 4° ano falando em nome do turma

sábado, 26 de novembro de 2011

Realização de aula pratica. Produção de Mudas, Irrigação e Construções Rurais.

Nos dias 24 e 25 de novembro os alunos da EFADE IV juntamente com os monitores mobilizaram-se para preparo de uma área para o plantio de um banco de proteínas (leucena) e outra área para plantio de melancia e milho. para o preparo da área foi necessário realizar varias atividades desde a medição do terreno, limpeza até a instalação de um kit de irrigação por gotejamento. As atividades serviram como praticas nas disciplinas de produção de mudas, construções rurais e irrigação, onde os alunos puderam acompanhar procedimentos desde o preparo de mudas até a realizar calculo de agua que cada gotejado coloca no solo por hora.








Alunos da EFADE IV tem aula pratica sobre vermifugação de Caprino e Ovino




Os alunos da EFADE IV do 4º tiveram na manhã desta quinta feira dia 24/11, aula pratica com os monitores Mauro Helder e José Lima, sobre como proceder para realizar uma boa vermifugação nos caprinos e ovinos. Os alunos mesmos foram quem realizaram a vermifugação com instrução dos monitores. Afinal pra que realizar vermifugação neste animais? Bem um dos principais motivos é a prevenção contra a verminose que é uma doença causada por helmintos ou vermes que vivem, principalmente, no abomaso (coalho) e intestinos dos animais, podendo atacar todo o rebanho. Quando acometidos pelos vermes, os caprinos se tornam fracos, magros, com pêlos arrepiados, apresentando diarréia, edema submandibular (papada) e anemia.
A verminose é a doença que mais mata caprinos, sobretudo, os animais mais jovens. Os seus principais prejuízos são:
  • Diminuição dos índices de parição.
  • Diminuição do crescimento dos animais.
  • Diminuição da produção de leite.
  • Aumento do número de mortes no rebanho.
Recomenda-se vermifugar periodicamente todos os caprinos da propriedade, a fim de evitar que animais não medicados venham a contaminar os pastos com os ovos dos vermes presentes nas suas fezes.  O controle da verminose no Estado do Piauí ressaltam a necessidade de se realizar cinco vermifugações por ano, sendo três no período seco e duas no período chuvoso. Na época seca há poucas condições de sobrevivência das larvas dos vermes nas pastagens. A vermifugação, nesse período, reduz a infecção no animal e evita que o mesmo fique com uma carga muito grande de vermes na época das chuvas.
Verificar na embalagem do produto, a quantidade de dias que o produtor deve esperar para utilizar o leite e a carne dos animais vermifugados (carência), se o produto é indicado para o rebanho caprino e qual a quantidade que deve ser aplicada em cada animal. É importante observar, no momento da compra do vermífugo, a validade ao produto.
A dose do vermífugo depende do peso de cada animal. Se o criador estimar o peso do animal de modo empírico (no olho), ele deve ter o cuidado de calcular a dose do produto para um peso superior ao estimado, já que uma dose abaixo das necessidades do animal, além de não controlar os vermes, causa também a resistência destes ao produto.
Os produtos utilizados no controle da verminose dos caprinos e ovinos são anti-helmínticos com vários princípios ativos. Recomenda-se mudar o princípio ativo a cada ano, a fim de evitar que os vermes adquiram resistência. No nosso caso por exemplo nos fizemos a aplicação de vermifugo a base Albendazol já que a aplicação anterior foi a Ivermectin.







quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Turma de Doutorandos da UESPI visitam EFADE IV

Turma de doutorandos da UESPI visitam a Fundação Dom Edilberto e também as instalações da Escola EFADE IV. Duranta a vista a Fundação, Fátima, que representou a fundação explicou a origem da escola, a importância que ele tem no maio rural e também sua pedagogia, ou seja, sua dinâmica de trabalho. foi destacado   aos doutorandos e os professores doutores da UFPE (Universidade Federal do Pernambuco), a importância da escola agrícola para o semiárido, pois ela mostra aos educando que é possível sim conviver com a seca. Logo em seguida o grupo deslocou-se para a AFADE IV, onde foram recebidos pelos os Agrônomos Mauro Helder e José Lima e a monitora Maura, onde os mesmos mostraram as dependências da escola e as unidades produtivas, destacando a importância que estas  tem no processo de ensino-aprendizagem.
Fotos de Fernando Lopes.













terça-feira, 22 de novembro de 2011

Paroquia da Sagrada Família realiza cerimônia de Crisma

 Jailson aluno da EFADE IV e Pe. João de Deus 


A paroquia da Sagrada Família de Oeiras-PI, realizou neste domingo dia 20/11 cerimônia de crisma contou a presença de vários jovens da comunidade católica, entre ales também estavam alunos e monitores da EFADE IV que os preparam para este momento de Confirmação do Batismo. A cerimonia foi celebrada pelo Bispo Dom Juarez e pelo o Pároco, Pe. João de Deus e contou com a participação da comunidade Oeirense. 
Alunos da EFADE IV Raimundo e Apoliana







 Rafael de Jesus Aluno da EFADE IV 
 Chiquim e Andre alunos da EFADE IV, Monitora Maura e Zelito Tec. do CEFAS
 Chiquim e Andre alunos da EFADE IV, Monitores Raniel e Maura e Zelito Tec. do CEFAS
 Alunos EFADE IV Graça, Rafael, Andressa, (monitora Maura), Adelvan, Lucas, Patricia, Andre, Cleilton e Angra.
  Alunos EFADE IV  Adelvan, Lucas, Patricia, Andre, Cleilton e Angra, Jailson, Raimundo e Denilson