terça-feira, 27 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Monitores da EFADE IV Fazem Visitas às Familias









A Visita à Família é mais um instrumento para integrar os espaços e os tempos diferentes – EFADE e a FAMÍLIA. Devidamente planejadas pelos (as) monitores(as) com seus respectivos objetivos, e realizados de forma sistematizada, a visita objetiva:
• Conhecer a realidade do aluno e o seu meio para aprofundar, nos problemas de ordem socioeconômica e suas influências sobre os jovens, tanto no âmbito comportamental quando no âmbito das capacidades de aprendizagem;
• Acompanhar as pesquisas do Plano de Estudo, atividades de retorno, experiências e práticas dos alunos;
• Conscientizar as famílias sobre o seu papel na educação dos filhos e co-atores da alternância bem como da importância da participação na EFA, através da Associação.
• As visitas nas famílias permitem uma avaliação de todo o processo educativo da EFA: pedagógico, social, técnico, profissional, intelectual, humano, comunitário e ético espiritual.

Monitor da EFADE IV Participa de Capacitação em Laboratório de Àgua e Solos.







O monitor José Inácio participou de uma capacitação em laboratório de água e solos na Embrapa Meio Norte na Cidade Parnaíba, no período de 05 a 09 de outubro de 2009.Segundo José Inácio o treinamento terá grande valia para a escola visto que, está sendo implantado um laboratório de analise de água e solo na própria EFADE, que alem da função pedagógica trará um incentivo aos produtores da região, a conhecerem o potencial das suas terras, da sua água.


Alunos da EFADE IV Utilizam Silagem na Alimentação dos Caprinos




Os alunos da Escola Família Agrícola Dom Edilberto - Caldeirões aprenderam a utilizar algumas praticas de conservação de alimentos para o rebanho caprino, tais como silagem, feno de mata- pasto, Flor de seda, feno de salsa e outras plantas nativas do semiárido. Visto a necessidade de se alimentar o rebanho na época de maior escassez de alimentos. Desta forma puderam resolver um dos principais problemas para a convivência nesta região neste período do ano.

Alunos da EFADE IV Participam Dia de Campo




Os alunos da EFADE IV participaram de um dia de campo sobre despesca de tilapia, na unidade da EMBRAPA MEIO NORTE situada no municipio de Santa Rosa do Piaui.
Na oportunidade puderam conhecer a referida unidade que tem como atividade principal a fruticultura .

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alunos da EFADE IV Caldeirões participam de curso sobre a Mandioca


Os alunos do 4º ano da Escola Familia Agricola Dom Edilberto - EFADE IV participaram do Curso Sobre a Propagação Rápida Da Mandioca. Na oportunidade os alunos tiveram acesso a uma nova tecnologia de obtenção de Manivas, que se dá graças a construção de uma Câmara de enraizamento e uma Câmara de propagação.O curso se deu da sequinte maneira:
CURSO: PROPAGAÇÃO RÁPIDA DE MANDIOCA

Instrutor: Osvaldo Pereira da Paz - Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

Ementa: Vantagens da propagação rápida, Seleção de manivas, Corte de manivas,Plantio das manivas, Corte dos brotos, Enraizamento, Adaptação das mudas,Construção da Câmara de Propagação, Instalação da câmara de enraizamento,Construção do Telado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Dia 08/10/2009 (Quinta-feira)
Manhã – Teórica – Propagação Rápida de Mandioca( ECC )
Tarde – Prática – Construção da Câmara de Propagação Rápida ( EFADE IV )
Dia 09/10/2009 (Sexta-feira) ( LOCAL : EFADE IV )
Manhã – Prática – Construção da Câmara de Propagação Rápida - Conclusão
Tarde - Prática – Construção da Câmara de Enraizamento

Dia 10/10/2009 (Sábado) ( LOCAL : EFADE IV )
Manhã– Prática - Seleção e Preparo das Manivas
Tarde– Prática - Plantio das Manivas